O SETOR PRIMÁRIO DA ECONOMIA TABIRENSE ESTÁ VOLTADO PRIMORDIALMENTE PARA A SUBSISTÊNCIA

Dos 79.835.000 reais que compuseram o PIB tabirense, segundo o último levantamento do IBGE em 2007, 5.596.000 foram resultado da atividade agropecuária, o que representa pouco mais de 7% do PIB total e o restante da indústria, comércio e serviços.  Isso se deve ao fato da produção agrícola ser voltada essencialmente para a subsistência.

De acordo com o censo agropecuário de 2006, dos 1.235.000 litros de leite produzidos apenas 689.000 foram destinados à venda, proporcionando aos produtores um faturamento de 420.000 reais. Outros produtos que tiveram sua produção voltada para o consumo das famílias foram os ovos de galinha, de 45.000 dúzias produzidas, apenas 11.000 foram vendidas, proporcionando um faturamento de 23.000 reais.

Entre os principais produtos produzidos no ano de 2006, último censo, estão o milho em grão, 16.920 toneladas, feijão fradinho 4595 toneladas, cana -de- açucar 373 toneladas, feijão de corda 169 toneladas, banana 12 toneladas e a mandioca 8 toneladas.

No mesmo período, dos 388km² do município, 218,66Km² estavam ocupados por lavouras e criações, ou seja, 56 % da área total do município estavam destinados às atividades agropecuárias, tendo sido registradas 4.896 pessoas trabalhando em atividades do tipo.

Conforme demonstrado, grande parte da população depende do campo para sobreviver e pouco do que se produz chega ao mercado isso deve também à falta de incentivos ao pequeno produtor, que acaba voltando sua produção para o consumo e a troca por outros produtos, a atividade de cooperativas e associações de produtores favorece o escôo desses produtos.

Uma prática bastante comum entre as famílias de produtores rurais é a estocagem, uma parte da produção rural é guardada para o consumo futuro, assim se podem suprir as necessidades em períodos de seca e alta dos preços dos produtos.

Fonte (Blog Tabira Hoje)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: